Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 5,43-48
O amor que Jesus prega é com total gratuidade. O humano ama o que é amável; o preceito de Jesus pede que se ame até o que não é amável.
Façamos a oração do dia: Pai, faze-me teu imitador, e não me deixes cair na tentação de fazer acepção de pessoas. Que eu ame a todos, sem qualquer distinção.
1ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B
Liturgia do dia 27 de fevereiro de 2021
PRIMEIRA LEITURA: Dt 26,16-19
Leitura do Livro do Deuteronômio.
Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16“Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.
17Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedecerdes à sua voz. 18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse”.
–
– Graças a Deus.
SALMO 119(118)
— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!
— Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei!
— Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado!
EVANGELHO: Mt 5,43-48
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque,
47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
“Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.” Em relação a nós, a perfeição do Pai consiste em amar sem limites. Por isso ouvimos de Jesus: “Amai os vossos inimigos, orai por aqueles que vos perseguem”. Se não é tão fácil amar sempre os amigos, o que pensar dos inimigos? Se aqueles com os quais nos damos bem, por vezes nos aborrecem, o que dizer de quem abertamente nos persegue? “Restauração” é hoje uma palavra que pretende ocupar o lugar da retaliação e da vingança. “Olho por olho” nos mantém na situação de sempre. Faço o que o outro fez repetindo o que já é conhecido e envelheceu.
Algo
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
“Escutai!” Esta é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus. A acolhida do Reino depende da escuta da Palavra e da liberdade do destinatário para que a semente da Palavra caia no coração e produza bons frutos.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”
Leitura (Verdade)
Evangelho: Mt 5,43-48 “Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Ora, eu vos digo: amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus; pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.”
Releia atentamente o texto sublinhando todos os verbos. Quais são as ações que estes verbos trazem?
“Para muitos, no Antigo Testamento, a palavra “próximo” era sinônimo de judeu. Isso legitimava a exclusão e o ódio aos inimigos. Até mesmo alguns Salmos trazem esse viés, pois seus inimigos, imaginavam, eram inimigos de Deus. “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos”. Não se trata apenas do perdão, o que já seria bastante, mas de amor. E Jesus estabelece a teologia desse preceito: há um só Pai e todos somos filhos desse Pai. Isso supera definitivamente o humano. Amar do jeito dos publicanos traz a conotação de interesse. O amor que Jesus prega é com total gratuidade. O humano ama o que é amável; o preceito de Jesus pede que se ame até o que não é amável. Essa dimensão inclui até os inimigos.”
Meditação (Caminho)
Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. O que o texto diz para mim?
Qual o primeiro verbo de ação? Qual o verbo que se opõe a este? Como é meu perdão? Que condições coloco para perdoar quem me ofende?
Oração (Vida)
Deixe seu coração falar com Deus. Permaneça aberto à sua graça, deixe-se guiar por sua Palavra e traga na sua presença as fragilidades humanas suas, de seus queridos, da humanidade e de todo Universo. Reze em comunhão com a Igreja neste tempo favorável e reze em prol da VIDA.
Contemplação (Vida e Missão)
Deixo-me conduzir pelo Espírito Santo, como Jesus, para o deserto, não precisamente de areia, mas onde estão as tentações e onde conduzido(a) pelo Espírito Santo encontro também a vitória. Proponho-me, não a fazer prodígios, mas obedecer a voz do bem, as moções do Espírito de Deus, em favor dos irmãos necessitados.
Bênção
Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Confira a Homilia dominical. – Clique aqui
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !