Liturgia diária Amai os vossos inimigos - Mt 5,38-48

6ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

23 de fevereiro de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 22 de fevereiro Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, cria em mim um coração dócil ao Espírito, modelando-o segundo o teu modo de ser, e coloca-me no caminho da verdadeira perfeição.

PRIMEIRA LEITURA: Lv 19,1-2.17-18

Leitura do Livro do Levítico – 1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e dize-lhes: ‘Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
17Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele.
18Não procures vingança, nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor!’”

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 103(102) 

— Bendize, ó minh’alma, ao Senhor,/ pois ele é bondoso e compassivo!
— Bendize, ó minh’alma, ao Senhor,/ pois ele é bondoso e compassivo!

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor,/ e todo o meu ser, seu santo nome!/ Bendize, ó minha alma, ao Senhor,/ não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Pois ele te perdoa toda culpa,/ e cura toda a tua enfermidade;/ da sepultura ele salva a tua vida/ e te cerca de carinho e compaixão.

— O Senhor é indulgente, é favorável,/ é paciente, é bondoso e compassivo./ Não nos trata como exigem nossas faltas,/ nem nos pune em proporção às nossas culpas.

— Quanto dista o nascente do poente,/ tanto afasta para longe nossos crimes./ Como um pai se compadece de seus filhos,/ o Senhor tem compaixão dos que o temem.

SEGUNDA LEITURA: 1Cor 3,16-23

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos: 16Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós?
17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário.
18Ninguém se iluda: Se algum de vós pensa que é sábio nas coisas deste mundo, reconheça sua insensatez, para se tornar sábio de verdade; 19pois a sabedoria deste mundo é insensatez diante de Deus. Com efeito, está escrito: “Aquele que apanha os sábios em sua própria astúcia”, 20e ainda: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos”.
21Portanto, que ninguém ponha sua glória em homem algum. Com efeito, tudo vos pertence: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente, o futuro; tudo é vosso, 23mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

EVANGELHO: Mt 5,38-48

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’
39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!
40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!
41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!
42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.
43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’
44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?
48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A luz, que ao se manifestar ilumina todo o universo e faz sorrir os corações, é o amor. Para nós cristãos o amor é sempre, em primeiro lugar, o Espírito Santo de Deus. Depois, como expressão desse amor único, o amor é o que sentimos uns pelos outros. Deus é o amor com que amamos o nosso irmão, amor que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Que este amor, que está em nós, se expanda sempre mais em conhecimento e em sensibilidade! Deus é amor, por isso o amor não se perde, apesar das aparências de fracasso que o acompanham. Aparências, porque, na realidade, o amor que começa em Deus termina em Deus e não se perde no meio do caminho. […]
Fixemos nosso olhar em nosso Senhor Jesus Cristo. Somos dele e ele é de Deus. Não nos desviemos olhando para o que é fugidio, coisas e pessoas. Tudo é nosso, coisas e pessoas, vida e morte, presente e futuro, mas somos de Cristo e Cristo é de Deus. Centralizemos nossa atenção naquele que nos mantém em equilíbrio. É ele o absoluto de nossa vida. Ao absolutizar o que é relativo, perdemos o equilíbrio e caímos para um lado ou para outro. A perfeição do Pai não faz distinções. Paulo, Apolo e Cefas são de Cristo, e Cristo é de Deus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Entro em oração. Procuro criar um clima de intimidade e confiança com Jesus, presença viva, próxima, com quem eu quero aprender a dialogar. Aproximo-me de Deus, como Pai e Amigo querido, e peço a graça de dialogar com meus irmãos como filhos do mesmo Deus. Rezo pausadamente a oração do Pai-nosso saboreando a experiência de Deus Pai/Mãe, fonte da vida, proteção e guia em minha jornada.

Leitura (Verdade)
Quais palavras chamaram mais minha atenção? As palavras com as quais Mateus relata os ensinamentos de Jesus parecem fortemente radicais. Como você interpreta esse discurso de Jesus?
“A Lei do Talião – livro do Êxodo – equiparava o castigo ao crime para prevenir a punição excessiva. Jesus propõe interromper o ciclo da violência, estabelecer novas relações e, assim, superar a lei do talião de modo revolucionário. Não é suficiente amar o próximo ou perdoar o ofensor. Jesus pede para amar o inimigo. Se a lei o obriga a caminhar um quilômetro, caminhe dois quilômetros. É o quilometro da gratuidade. A política do olho por olho nos deixará todos cegos, afirmava Gandhi. A frase “Eu vos digo…” estabelece um patamar novo de vida nas relações diárias e na moral. Toda a sabedoria antiga, mesmo a do Primeiro Testamento, é amplamente superada por Jesus. Somente o bem pode superar o mal.” (Viver a Palavra- 2020 – Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Sou capaz de quebrar o ciclo da violência com atitudes de misericórdia? Como está minha gratuidade? Minhas relações se pautam nesse novo olhar de Jesus ou estou ainda na Lei do Talião? Tenho inimigos? Como me relaciono com eles?

Oração (Vida)
Inspirado(a) no salmista rezo com confiança:
O Senhor é clemente e misericordioso, lento para a cólera e rico de amor.
Não está sempre acusando, nem guarda rancor para sempre.
Não nos trata segundo nossos pecados, nem nos paga segundo nossas culpas. (…)
Como um pai ama os filhos com ternura, assim o Senhor se enternece por aqueles que o temem, pois ele sabe do que somos feitos, lembra-se de que somos pó. (Sl 103)

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplando o amor misericordioso de Deus, compreendo que meu amor tem que ser incondicional. Numa atitude de compromisso com a Palavra proponho-me reatar alguma relação quebrada por minha falta de amor; aproximar-me de alguma pessoa que não me é simpática; ser gratuito(a) com alguém com o qual me custa ser gentil.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]