Sagrado Coração de Jesus, Solenidade – Ano Litúrgico C
28 de junho de 2019
ORAÇÃO DO DIA
Espírito de comiseração pelos pecadores, leva-me a buscar quem vive transviado pelo pecado e pelo egoísmo, e a manifestar-lhes a grandeza do amor do coração de Jesus.
PRIMEIRA LEITURA: Ez 34,11-16
Leitura da Profecia de Ezequiel – 11Assim diz o Senhor Deus: “Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que forem dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 13Vou retirar minhas ovelhas do meio dos povos e recolhê-las do meio dos paises para as conduzir à sua terra. Vou apascentar as ovelhas sobre os montes de Israel, nos vales dos riachos e em todas as regiões habitáveis do país. 14Vou apascentá-las em boas pastagens e nos altos montes de Israel estará o seu abrigo, e pastarão em férteis pastagens sobre os montes de Israel. 15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar – oráculo do Senhor Deus. 16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a
- Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 22(23)
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
SEGUNDA LEITURA: Ez 34,11-16
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 5bO amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi
- Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
EVANGELHO:
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 3Jesus contou-lhes esta parábola: 4”Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
Doze promessas foram tiradas das revelações do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria. Pode ser útil meditá-las. “Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida. Estabelecerei a paz nas suas famílias. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração. Hei de consolá-los em todas as dificuldades. Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte. Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos. Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas. As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição. Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados. Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado nem sem receberem os sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento”.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Que a escuta e a meditação da Palavra tornem o nosso coração semelhante ao coração do Senhor Jesus.
Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? Quais expressões mais chamaram sua atenção durante a leitura?
“A festa do Coração de Jesus é a festa da bondade. Jesus é a revelação do mistério mais íntimo e profundo de Deus. Ninguém jamais viu a Deus. Jesus veio e o revelou. No ícone da Trindade de Rublev, o Pai e o Espírito Santo vestem uma túnica azul, cor da divindade. O manto externo de Jesus é de cor azul, e não a túnica, que é de um vermelho escuro, porque Jesus revela e exterioriza a divindade. Jesus é a bondade e a misericórdia, por isso nos referimos a ele falando do seu coração. Coração, na linguagem humana, é sinônimo de tudo o que é bom, sobretudo afetivo. Moisés pediu um dia para ver a Deus, e ouviu como resposta: ‘Não poderás ver a minha face, porque o homem não pode me ver e continuar vivendo, mas farei passar diante de ti toda a minha beleza’. ‘Toda a minha beleza’, a palavra usada na língua hebraica tem a ver com bondade, o que há de melhor em Deus. Esta é a sua beleza. Quando o Senhor passa, Moisés exclama: ‘Deus de compaixão e de piedade, lento para a cólera e cheio de amor e de fidelidade; que guarda o seu amor a milhares, tolera a falta, a transgressão e o pecado’. Com dificuldade de aceitar a extrema bondade de Deus, o redator deuteronomista, como bom observador, acrescentou: ‘Sim, mas ele também castiga’” (Celso Pedro da Silva, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Qual mensagem o Senhor lhe comunica?
“Já se disse que Deus não tem memória, ele é só coração. Quando Jesus contou esta parábola, tinha diante de si uma plateia dividida. De um lado, os que viam nele a possibilidade de refazer a vida; do outro, o grupo dos autossuficientes e orgulhosos que não conseguiam aceitar a atitude daquele profeta que acolhia os pecadores e até os visitava em suas casas, na mesa da refeição. E Jesus conta aos dois grupos as mesmas parábolas da misericórdia. Uns choram agradecidos, outros murmuram contra. Deus faz tudo do seu jeito. E seu jeito é ser infinito também na misericórdia. Ser misericordioso não é um atributo de Deus. Ele é a Misericórdia. E nos ensina a perdoar setenta vezes sete vezes” (Frei Aldo Colombo, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Oração (Vida)
Entreguemos ao Coração de Jesus as realidades que vivemos, as necessidades de nossas famílias, as dores e sofrimentos que ferem o coração das pessoas, os idosos, os desempregados…
“Jesus, divino Mestre, eu louvo e agradeço o vosso Coração porque entregastes vossa vida por mim. O vosso sangue, as vossas chagas, os flagelos, os espinhos, a cruz e a cabeça inclinada me dizem ao coração: ‘Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seu amigo’. O Pastor morreu para dar a vida às suas ovelhas. Eu também quero dar minha vida por Vós! Que sempre e em tudo possais dispor de mim, para vossa maior glória. E que eu possa dizer sempre: ‘Seja feita a vossa vontade’. Que em meu coração cresça, cada vez mais, o amor por Vós e pelo próximo. Jesus, manso e humilde de coração, tornai o meu coração semelhante ao vosso. Amém” (Orações da Família Paulina).
2016/06/03.jpg(Vida e Missão)
Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe viver hoje?
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Paulinas
[apss_share]