Liturgia diária, Nossa Senhora do Rosário - Lc 1,26-38
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 1,26-38

Maria foi encontrada plena de graça. Por isso, o Poderoso fez nela maravilhas. Sejamos como Maria: dóceis, confiantes, humildes e disponíveis ao Projeto do Pai

Façamos a oração do dia: Pai, plenifica-me com tua graça, como fizeste com Maria, de forma que eu possa ser fiel como ela ao teu desígnio de salvação para a humanidade.

24ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 07 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: At 1,12-14

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Depois que Jesus subiu ao céu, 12os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar.
Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. 14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO Lc 1,46-55

— O poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
— O poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— A

minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.

— Pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre

EVANGELHO:  Lc 1,26-38

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia

de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim

segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No Rosário de Maria, medite os mistérios da nossa fé. Segunda-feira: a Anunciação, a Visitação, o Natal, a Apresentação de Jesus no Templo com os doutores. Na terça e na sexta: a agonia, a flagelação, a coroação de espinhos, carrega a cruz, a crucifixão. Na quinta: o Batismo, as bodas de Caná, o anúncio do Reino, a Transfiguração, a Santa Ceia. Quarta, sábado e domingo: a ressurreição, a ascensão, a vinda do Espírito, a assunção e a coroação de Maria no céu.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo.” Maria foi encontrada plena de graça. Por isso, o Poderoso fez nela maravilhas. Sejamos como Maria: dóceis, confiantes, humildes e disponíveis ao Projeto do Pai.

Rezemos: “Ave, Maria, cheia de graça. O Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus. Santa Maria, roga por nós, aproxima-nos de teu Filho, Jesus. Converte nosso coração para que encontre, no fruto do teu ventre, a luz, a paz, a força para ser discípulo fiel ao projeto de Deus. Amém.

Leitura (Verdade)

O que o texto diz a você? Qual palavra o Senhor lhe direciona? Faça a leitura do Evangelho novamente, dialogando com ele, e deixe-se tocar pela Palavra. Leia-o com bastante calma e identifique a mensagem de Deus para você.

“O santo Rosário é uma das devoções mais comuns entre o Povo de Deus. João XXIII dizia que era a maneira como o povo simples rezava a Bíblia. Através dos Mistérios lembramos a vida, a morte, a ressurreição de Jesus e a vinda do Espírito Santo. Também meditamos a vida de Maria, a mãe de Jesus. O Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Glória têm claras referências bíblicas. São Domingos foi o grande incentivador desta prática religiosa. João XXIII dizia que o terço é a Bíblia da pessoas simples. Aos três Mistérios tradicionais, João Paulo II acrescentou os Mistérios Luminosos. Dar flores à mãe é expressão máxima de ternura. Maria é nossa mãe e nos leva ao seu Filho Jesus, Senhor até do impossível.”

Meditação (Caminho)

Em Maria Deus pode operar maravilhas. Quais maravilhas Deus opera em mim? “Não tenhas medo, Maria”, disse o anjo, pois para Deus nada é impossível. Eu confio na ação de Deus? Como respondo aos seus apelos?

Oração (Vida)

O que fez com que Maria fosse agraciada por Deus? Você tem a prática de rezar o Rosário? Já pensou em rezá-lo dessa forma? A primeira parte da Ave-Maria é bíblica, faz parte da Palavra Revelada e ninguém deve alterar esse texto. Mas a segunda parte é histórica. Você pode rezar a segunda parte de forma mais consciente, com seu coração. Exemplo: “Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, roga por mim, por nós, pelos meus filhos, pela humanidade etc.”. Você pode fazer súplicas ou agradecer realidades do cotidiano. Experimente e verá que o terço se torna uma oração muito viva.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui