Liturgia diária, Imaculada Conceição - Lc 1,26-28

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 1,26-38

Virgem Maria, Dá-me um pouco de tua força para minha fraqueza. Um pouco da tua alegria para a minha tristeza. Dá-me teu Filho Jesus, Mãe, e terei tudo!

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me a graça de ser fiel a ti, como Maria, a perfeita discípula que soube discernir a tua santa vontade, e se mostrar solícita em realizá-la.

Imaculada Conceição de Nossa Senhora – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 08 de dezembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Gn 3,9-15.20

Leitura do ligro do Gênesis

9O Senhor chamou Adão, dizendo: “Onde estás?”
10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”.
11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?”
12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.
13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”.
14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais do¬mésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e

comerás pó todos os dias de tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.
20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 98(97) 

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!

SEGUNDA LEITURA:  Ef 1,3-6.11-12

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Efésios

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.

4Em Cristo, ele nos escolheu, antes

da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.
5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.

11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram sua esperança em Cristo.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

EVANGELHO:  Lc 1,26-38

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O

anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Àquela que foi escolhida para conceber, do Espírito Santo, o Verbo de Deus convinha que fosse concebida sem pecado original. Nascer com o pecado original significa, na prática, certa amizade com aquele que introduziu o pecado no mundo e com o pecado, a morte. Não houve amizade entre a serpente e a mulher nem entre a descendência de uma e de outra. A mulher, Maria, é cheia de graça. Cheia, não apenas agraciada, porque nela não há espaço para o pecado.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Obrigada Jesus por me ter dado esse grande modelo de fé. Rezo com toda a humildade: “Ave Maria, cheia de Graça!” Cheia de Jesus porque ele se encarnou no teu ser e no teu corpo. Ele quis ser sangue do teu sangue, carne de tua carne para poder ficar conosco.

Rezo: “ Ave Maria, cheia de graça! O Senhor é contigo, bendito o fruto do teu ventre: Jesus.” Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, bendito o fruto do teu ventre, nosso caminho, nossa verdade, nossa vida. O fruto de teu ventre, Maria, é nosso Salvador, o Pão da Vida, o Libertador, o Filho de Deus vivo. Roga a Ele por nós que confiamos em vós. Amém.”

Leitura (Verdade)

No meio do Advento, a Igreja coloca a festividade da Imaculada Conceição. Maria foi preservada do pecado original, em antecipação dos méritos de Jesus Cristo; ela antecipa a nova criação purificada do pecado.
Observe o diálogo entre os personagens. Qual é o anúncio que o anjo faz a Maria? Como Maria acolhe esse anúncio? Qual missão é confiada a essa Mulher cheia de graça?

“Descendente de um povo de profetas, acostumada a interrogar as nuvens à espera do Messias, Maria, pequena e pobre, é colocada na encruzilhada da história. Seu “sim” foi o sinal verde entre o céu e a terra. Ela não poderia entender os mistérios de Deus; mesmo assim, iluminada apenas pela fé, responde com coragem.

Ela assina uma folha em branco e a entrega a Deus. Seu “sim” refere-se a todo projeto de Deus. O anjo saudou-a como “cheia de graça”. Em 1854, o Papa Pio IX definiu o dogma da Imaculada Conceição, garantindo que Maria foi preservada de todo pecado, inclusive do pecado original. Ela é a Imaculada Conceição. Nenhuma família é feliz quando a mãe está ausente. Maria caminha conosco na História.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
O Sim de Maria pôs em marcha o sim da humanidade. Pôs em marcha essa caminhada rumo à ressurreição final. Qual é a qualidade do meu SIM nessa marcha rumo à ressurreição? Rumo ao meu fim? Ajudo como fez Maria outras pessoas a darem sua resposta fiel a Jesus? Alegro-me com as graças que Deus, Jesus e Maria concedem a humanidade? Sou agradecido(a)?

Oração (Vida)

Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém.” (Oração do livro “Um mês com Maria”, da Paulinas Editora).

“Virgem Maria, Mãe de Jesus, Dá-me um pouco de tua força para minha fraqueza.
Um pouco da tua coragem para o meu desalento.
Um pouco da tua compreensão para o meu problema.
Um pouco da tua plenitude para o meu vazio.
Um pouco de teu consolo para o meu espinho.
Um pouco da tua certeza para a minha dúvida.
Um pouco do teu sol para o meu inverno.
Um pouco da tua disponibilidade para o meu cansaço.
Um pouco do teu rumo infinito para o meu extravio.
Um pouco da tua luminosidade para a minha noite.
Um pouco da tua alegria para a minha tristeza.
Um pouco da tua sabedoria para a minha ignorância.
Um pouco do teu amor para o meu rancor.
Um pouco da tua pureza para o meu pecado.
Um pouco da tua vida para a minha morte.
Dá-me teu Filho Jesus, Mãe, e terei tudo!”

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus.
Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]atequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !