Oração diária, Ai de vós, escribas e fariseus... - Mt 23,23-26

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 23,23-26

Há quem queira passar uma imagem de uma pessoa correta, digna, séria, honesta, mas pode ser uma máscara que usa para aparecer bem diante dos outros.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me pureza de coração para que do meu interior brotem a justiça, a misericórdia e a fidelidade, e assim, eu possa guiar meus semelhantes na caminhada para ti.

20ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 25 de agosto de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 2Ts 2,1-3a.14-17

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses – 1No que se refere à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa união com ele, nós vos pedimos, irmãos: 2não deixeis tão facilmente transtornar a vossa cabeça, nem vos alarmeis por causa de alguma revelação ou carta atribuída a nós, afirmando que o Dia do Senhor está próximo. 3aQue ninguém vos engane de modo algum. 14Deus vos chamou para que, por meio do nosso evangelho, alcanceis a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
15Assim, portanto, irmãos, ficai firmes e conservai firmemente as tradições que vos ensinamos, de viva voz ou por carta. 16Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou em sua graça e nos proporcionou uma consolação eterna e feliz esperança, 17animem

os vossos corações e vos confirmem em toda boa ação e palavra.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO  96(95)

— O Senhor vem julgar nossa terra.
— O Senhor vem julgar nossa terra.

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem.

— E exultem as florestas e as matas na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

EVANGELHO:  Mt 23,23-26

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
24Guias

cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça.26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Ai de vós, hipócritas!” A exclamação vale para todos em todos os tempos. O que é um hipócrita? É um falso e um fingido. É um mascarado. A palavra “hipócrita”, de origem grega, referia-se às máscaras usadas no teatro. Os espectadores viam a máscara, mas não viam a face do ator. O hipócrita da vida real está do lado oposto da verdade. Por fora aparenta ser observante dos pormenores da Lei, mas por dentro está cheio de roubo e de cobiça. Jesus fala com dureza contra eles. É o que diz nosso povo: “Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento”. Não somos assim e não queremos ser assim. A religião tem esse perigo, de mascarar com cara de piedade a dureza de um coração sem misericórdia. Graças a Deus, entre nós há muita gente boa, sincera e honesta, que são, em primeiro lugar, nossos santos e santas! Basta olhar a vida dos santos de hoje, São Luís, rei da França, e São José de Calasanz. Ainda nesta semana celebramos Santa Mônica, Santo Agostinho e São João Batista, homem sincero como nenhum outro. Já celebramos São Bartolomeu, o Natanael do Evangelho de São João. Dele Jesus disse que era um verdadeiro israelita, sem fingimento. Façam o que quiserem, sem omitir o direito, a misericórdia e a fidelidade.Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A leitura orante é uma maneira de dialogar com Deus, que fala conosco por meio de sua Palavra. Nesse diálogo, aos poucos vamos conhecendo o mistério de Cristo e o coração de Deus. São Gregório Magno lembrava: “Conheço o coração de Deus por meio das Palavras de Deus”. Também nós, por meio da leitura, da escuta e da contemplação da Palavra, queremos conhecer o mistério de Cristo e o coração de Deus.

Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é o tema central da narrativa? Quais são as leis mais importantes que devem ser praticadas, segundo o texto?
“Escribas e fariseus preocupavam-se com muitos detalhes insignificantes e descuidavam dos verdadeiros valores. Além disso, criaram uma “reserva de mercado”, decidindo quem poderia entrar no Reino de Deus. Eles interpretavam a lei em proveito próprio. Jesus, sempre cheio de ternura, usa palavras fortes contra eles, chamando-os de hipócritas e cegos. Além disso, acumulavam roubos e cobiças. Porque são orgulhosos, não percebem a sabedoria que Deus revela aos humildes e pequenos. Em teoria, eles deveriam ser os primeiros discípulos do Messias, mas eles o rejeitaram a partir de uma ótica humana. Quando um bom se corrompe, ele se torna péssimo. E quem muito recebeu, deveria muito restituir.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim? Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que vivo hoje?
“Limpar por dentro ou por fora? Eis uma bela imagem para pensar a nossa vida. Há quem queira passar uma imagem de uma pessoa impoluta, correta, digna, séria, honesta, mas pode ser uma máscara que usa para aparecer bem diante dos outros. Por dentro, não é nada disso! Esses são os que limpam o copo por fora, isto é, pensam só na estética, e não na ética. Jesus está nos convidando, hoje, a lavar o nosso interior de toda sujeira que macula a imagem de Deus que somos. Quem tem um interior limpo e lavado na verdade do Evangelho, no sangue do Cordeiro, nas águas do Espírito, este sim possui uma vida configurada ao Cristo. Por isso, vamos ‘limpar primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo’” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
Conclua com a oração ao Espírito Santo, do Papa Paulo VI: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !