Oração diária Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!

15ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

14 de julho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu seja movido à conversão e à penitência pelo testemunho de Jesus, o qual me atrai para ti.

PRIMEIRA LEITURA: Is 7,1-9

Leitura do Livro do Profeta Isaías – 1No tempo de Acaz, filho de Joatão, filho de Ozias, rei de Judá, aconteceu que Rason, rei da Síria, e Facéia, filho de Romelias, rei de Israel, puseram-se em marcha para atacar Jerusalém, mas não conseguiram con¬quistá-la. 2Foi dada a notícia à casa de Davi: “Os homens da Síria estão acampados em Efraim”. Tremeu o coração do rei e de todo o povo, como as árvores da floresta diante do vento.
3Então disse o Senhor a Isaías: “Vai ao encontro de Acaz com teu filho Sear-Iasub (isto é, ‘um resto voltará’) até a ponta do canal, na piscina superior, na direção da estrada do Campo dos pisadores; 4e dirás ao rei: Procura estar calmo; não temas nem estremeça o teu coração por causa desses dois pedaços de tição fumegantes, diante da ira furiosa de Rason e da Síria, e do filho de Romelias, 5por terem a Síria, Efraim e o filho de Ro¬melias conjurado contra ti, dizendo: 6‘Vamos atacar Judá, enchê-lo de medo e conquistá-lo para nós, e nomear novo rei, o filho de Tabeel’. 7Isto diz o Senhor Deus: ‘Este plano fracassará, nada disso se realizará! 8Que seja Damasco a capital da Síria e Rason o chefe de Damasco; dentro de sessenta e cinco anos deixará Efraim de ser povo; 9que seja a Samaria capital de Efraim e o filho de Romelias chefe de Efraim. De resto, se não confiardes, não podereis manter-vos firmes’. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 47

— O Senhor estabelece sua cidade para sempre.
— O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

— Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora é a alegria do universo.

— Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.

— Pois eis que os reis da terra se aliaram, e todos juntos avançaram; mal a viram, de pavor estremeceram, debandaram perturbados.

— Como as dores da mulher sofrendo parto, uma angústia os invadiu; semelhante ao vento leste impetuoso, que despedaça as naus de Társis.

EVANGELHO: Mt 11,20-24

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.
21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Terminado o Discurso Missionário, seguem-se dois capítulos narrativos. O evangelista apresenta João Batista e coloca na boca de Jesus invectivas contra Corazin, Betsaida e Cafarnaum, aldeamentos judaicos contrapostos às cidades pagãs de Tiro e Sidônia, e à pecadora Sodoma. Os habitantes de Tiro, Sidônia e Sodoma terão um julgamento mais suave do que os moradores das cidades judaicas de Corazin, Betsaida e Cafarnaum. Por quê? Porque, se os milagres feitos nestas tivessem sido feitos naquelas, elas teriam se convertido, enquanto as cidades agraciadas não perceberam a graça que lhes fora concedida. Já se disse que corre mais risco de salvação o pároco do que os pecadores de sua freguesia. De fato, aquele que recebeu a revelação e a estudou não tem desculpa. Desculpa pode ter o ignorante sem culpa. É ignorante por não ter sido instruído por quem sabia! Os cristãos são herdeiros das promessas feitas a Israel. Ambos são responsáveis diante da humanidade, “que geme em dores esperando a manifestação dos filhos de Deus”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Mais uma vez a Palavra de Jesus nos questiona e ilumina nossa caminhada cristã.
Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e procure compreender seu sentido. Deixe que a palavra ressoe, faça ressonância em seu coração….
Quais palavras chamaram sua atenção durante a leitura? Qual é o convite central do texto? A quem ele se dirige?

“Quem muito recebeu, muito terá que devolver. A pregação de Jesus não foi aceita da mesma maneira por todos. Enquanto pagãos surgiam do nada para acolher a Boa-Nova, locais onde ele pregara e realizara grande sinais fecharam-se em si mesmos. Exemplo típico é Cafarnaum, localidade onde Jesus se estabeleceu. O que aconteceu com essas cidades pode acontecer conosco. Santo Agostinho dizia: “Tenho receio de que Jesus passe e não volte”. A ocasião perdida é para sempre. Deus tem misericórdias infinitas, mas o tempo é breve. Mais ainda: uma graça acolhida atrai outras graças. Uma escolha benfeita prepara o caminho para outras escolhas felizes. O coração é a terra onde a semente cai e deve frutificar.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Releia o Evangelho e procure escutar o que o Senhor tem a lhe dizer…

Qual caminho Ele me indica? Meditando e orando com esta Palavra escuto algum “Aí de ti…”? Estamos em tempo para mudar nossas atitudes. Se for preciso voltar para a estrada de Jesus que Ele lhe dê a força da conversão.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração apresentando ao Senhor suas preces e pedidos. Reze pelas necessidades do povo de Deus, por aqueles que sofrem lutando pela vida e buscando a paz, o amor e a saúde.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra do Evangelho se tornará vida em sua vida neste dia?

Bênção
O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]