Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:
Façamos a oração do dia: Pai, transforma-me em discípulo responsável que sabe aproveitar cada circunstância para fazer frutificar os dons que me concedes, colocando-os a serviço do meu próximo.
21ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B
Liturgia do dia 28 de agosto de 2021
PRIMEIRA LEITURA: 1Ts 4,9-11
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
Irmãos, 9não é preciso escrever-vos a respeito do amor fraterno, pois já aprendestes de Deus mesmo a amar-vos uns aos outros. 10É o que já estais fazendo com todos os irmãos, em toda a Macedônia. Só podemos exortar-vos, irmãos, a progredirdes sempre mais. 11Procurai viver, com tranquilidade, dedicando-vos aos vossos afazeres e trabalhando com as próprias mãos, como recomendamos.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 98(97)
— O Senhor julgará as nações com justiça.
— O Senhor julgará as nações com justiça.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria,
— Na presença do Senhor; pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.
EVANGELHO:
Mt 25,14-30
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 14“Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Faça bom uso das qualidades que você tem. Não as desperdice. Ponha os seus talentos a serviço do bem comum.
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Hoje celebramos o dia de Santo Agostinho que, após uma vida perversa, aos 35 anos foi batizado, seguiu o sacerdócio e como bispo missionário evangelizou na África.
Peçamos ao Espírito Santo a graça de nos alimentarmos sempre da Palavra de Deus.
Leitura (Verdade)
Leia o Evangelho deste dia, destaque as palavras que mais chamaram sua atenção e identifique os personagens que surgem durante a narrativa e o cenário em que interagem. Que mensagem Jesus transmite? Qual é o contexto da narrativa? O que os personagens fazem? Qual é o tema central do texto?
“O talento era uma moeda de grande valor. Um talento de prata equivalia a seis mil denários. O valor apresentado na parábola é inimaginável. Não basta estrar preparado, esperando passivamente a manifestação de Jesus. É preciso arriscar-se e lançar-se à ação para que os dons recebidos frutifiquem e cresçam. Jesus confiou à comunidade cristã a revelação da vontade de Deus e a chave do Reino. Na parábola não aparece a figura de alguém que foi infeliz com o trabalho e acabou perdendo tudo. A única atitude negativa é daquele que enterrou o tesouro. Foi egoísta e não quis partilhar. Todos temos talentos e talentos diferentes. O compromisso é partilhá-los, isto é, colocá-los a serviço da comunidade e do Reino.”
Meditação (Caminho)
Deus tem seus caminhos e sua pedagogia em sua misericórdia. Não importa quantos talentos e quantas oportunidades ele nos dá, mas o como fazemos frutificar o que nos foi confiado. Confronte sua vida com essa parábola do Evangelho.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você.
Contemplação (Vida e Missão)
Viver intensamente cada dia é estar de acordo com o ensinamento de Cristo. Qual atitude você quer trabalhar neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !