Oração diária, Este homem acolhe os pecadores e come com eles - Lc 15,1-10

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 15,1-10

A alegria de Deus está em encontrar quem se perdeu; na conversão do pecador.

Façamos a oração do dia: Pai, quero ser contagiado por teu amor desconcertante que vai em busca do pecador e se alegra ao vê-lo voltar à comunhão.

31ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 05 de novembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Fl 3,3-8a

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses – Irmãos, 3os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, pomos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. 4Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. 

5Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, 6pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. 7Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo.

 8aNa verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO  105(104) 

— Exulte o coração dos

que buscam o Senhor!
— Exulte o coração dos que buscam o Senhor!

— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!

— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra

EVANGELHO:  Lc 15,1-10

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.

3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando

a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7

Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Publicanos e pecadores se aproximam de Jesus para ouvi-lo. Jesus acaba de dizer que, para segui-lo, precisamos renunciar a tudo, pô-lo em primeiro lugar em nossa vida, carregar a cruz e calcular se temos condições de ser discípulo. Olho para mim e pergunto: “E eu? Sou bom candidato,

tenho condições para ser discípulo de Jesus?”.

Talvez devamos reconhecer nossas incoerências e, fazendo cálculos sinceros, concluir que não temos condições para o discipulado. E, então, que vamos fazer? Eis que hoje uma porta se abre e publicanos e pecadores se aproximam de Jesus. Vamos nos juntar a eles e fazer parte desse grupo. Certamente é aí nosso lugar. Não nos deixemos paralisar. Vamos causar alegria aos anjos do céu, que se alegram quando um pecador se converte.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A Palavra de Deus que vamos meditar nos convida a reconhecermos que nosso Deus é compassivo e misericordioso para com seus filhos. É a misericórdia que enche o nosso coração de alegria, consolo e esperança. Peçamos a graça de compreendermos melhor este dom em nossa vida.

Peçamos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho da liturgia de hoje com bastante calma. Identifique o elemento da misericórdia presente nas duas parábolas. Retome palavras ou frases que chamaram sua atenção e repita-as em voz alta.

“O Messias, quando viesse, colocaria todas as coisas no lugar, e o mal e os maus teriam fim. Essa visão era acolhida pelo próprio João Batista. Jesus surpreende e anuncia um Deus cheio de ternura e bondade, um Pai perdoador. Ele mesmo assume a figura de um pastor procurando a ovelha perdida “até encontrá-la”.

Ele não recusa convites dos pecadores e justifica: “Eu não vim para os justos; são os doentes que precisam de médico”. A plateia de Jesus era formada por dois grupos distintos. De um lado, os orgulhosos fariseus e escribas; do outro lado, pecadores e cobradores de impostos. Os primeiros achavam-se justos e dispensavam a salvação; o segundo grupo tinha convicção que só pela misericórdia entraria no Reino.

Meditação (Caminho)

Como eu ilumino e transformo meu trabalho, meus relacionamentos com as pessoas, minha vida, com os ensinamentos de Jesus? Passar do lado dos que sofrem é um perigo…, sou capaz deste desafio? Assumir o amor generoso e gratuito como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, oferecendo ao Senhor os frutos desta meditação com a Palavra. Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais sentimentos o texto despertou em você? Com que atitude você deseja viver o dia de hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui