Liturgia diária, A oferta da viúva - Mc 12,38-44

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos fechando o mês e não vou conseguir pagar a mensalidade da divida do site referente ao servidor onde o site fica hospedado. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

9ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

06 de junho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus, dá-me pureza de coração, para que todas as minhas ações sejam marcadas pela sinceridade e por um amor verdadeiro ao Pai.

PRIMEIRA LEITURA:

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 1diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: 2proclama a palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina. 3Pois vai chegar o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas, com o prurido da curiosidade nos ouvidos, se rodearão de mestres ao sabor de seus próprios caprichos. 4E assim, deixando de ouvir a verdade, se desviarão para as fábulas.

5Tu, porém, mostra vigilância em tudo, suporta o sofrimento, desempenha o teu serviço de pregador do evangelho, cumpre com perfeição o teu ministério. Sê sóbrio.

6Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 71(70)

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Minha boca anunciará vossa justiça.

— Vosso louvor é transbordante de meus lábios, cantam eles vossa glória o dia inteiro. Não me deixeis quando chegar minha velhice, não me falteis quando faltarem minhas forças!

— Eu, porém, sempre em vós confiarei, sempre mais aumentarei vosso louvor! Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis.

— Cantarei vossos portentos, ó Senhor, lembrarei vossa justiça sem igual! Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

— Então, vos cantarei ao som da harpa, celebrando vosso amor sempre fiel; para louvar-vos tocarei a minha cítara, glorificando-vos, ó Santo de Israel!

EVANGELHO:

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”. 41Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Você já ajudou alguém hoje? Partilhou com alguém o seu parco dinheirinho? Não deixe de fazê-lo. Também, na igreja, faça sua oferta na coleta, no cofre, tudo para a glória de Deus e o bem dos necessitados. Pratique a partilha dos bens materiais com humildade e em silêncio. Faça o bem sem olhar a quem, sem muitas perguntas, ou sem nenhuma, mas sempre, como ensina o Papa Francisco, com um sorriso no rosto, com um olhar que aproxima. O que vão fazer com a sua doação? Supõe-se que o dinheiro da igreja seja bem aplicado. Na realidade, nas igrejas católicas ele não é muito e há sempre muito a pagar e muita doação a ser feita. Alguém talvez diga que não se dê dinheiro ao pedinte, porque ele vai beber. De fato, ele não recebeu uma educação esmerada num colégio. No entanto, o último capítulo dos Provérbios diz para “dar licor ao moribundo, e vinho aos amargurados: bebam e esqueçam-se da miséria, e não se lembrem de suas penas”. Quem não deve beber são os governantes, diz o mesmo Livro.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Deus vê o que está por dentro de cada um de nós. Jesus que sempre voltou seu olhar aos pobres, aos doentes e sofredores, soube ver a pobre viúva que depositava no templo o pouco que tinha. Motivados pelo exemplo desta viúva que depositou apenas duas moedas no cofre do templo, somos convidados, neste dia, a tornar nossa vida uma oferta generosa aos irmãos e a entregar tudo nas mãos de Deus. A exemplo da viúva queremos cumprir nossa missão cristã com alegria e generosidade.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Quais palavras do texto chamaram sua atenção? A quem Jesus está se dirigindo? Qual ensinamento Jesus quer transmitir com o exemplo da viúva? Qual é a crítica feita por Jesus?

“Nossos melhores atos podem ser roídos pela vaidade, pela rotina e por outras limitações humanas. A hierarquia religiosa dos tempos de Cristo gostava de aparecer e muitas de suas ações eram demonstrações de egoísmo. Eles podiam dar muitas esmolas, por vezes com dinheiro suspeito. Por sua vez, a viúva deu sua humilde contribuição discretamente. Ela deu mais que todos os outros; ela deu tudo, em silêncio e na alegria. E na cotação da bolsa sobrenatural, as duas moedinhas superaram as barras de ouro. Deus não conta nossas ações, ele as pesa. Ele não olha o quanto damos, mas como damos. Deus aceita a nossa medida, qualquer que seja, desde que dada com alegria. As duas pequenas moedas representam também nosso dia a dia.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para a minha vida? De que forma o gesto da pobre viúva serve de exemplo? Sei ofertar o que tenho e partilhar o que sou com generosidade? Confio na providência de Deus?

Oração (Vida)
“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai os nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão da vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando a nossa cruz e ungidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo do vosso Santo Espírito, que ilumine as nossas mentes e desperte em nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos. Discípulos e missionários vossos, nós queremos remar mar adentro, para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém” (Papa emérito Bento XVI, 2007).

Contemplação (Vida e Missão)
Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção
“Saúdem-se uns aos outros com o beijo santo. Todos os cristãos enviam saudações.
Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito santo estejam com todos vocês”.(2 Cor 13,12).

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]