Liturgia diária, A oferta da viúva no templo - Lc 21,1-4

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

texto Façamos a oração do dia: Pai, dá-me um coração de pobre, capaz de partilhar até do que me é necessário, porque confio totalmente no teu amor providente.

34ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 23 de novembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ap 14,1-3.4b-5

Leitura do Livro do Apocalipse de São João – Eu, João, 1tive esta visão: O Cordeiro estava de pé sobre o monte Sião. Com ele, os cento e quarenta e quatro mil que tinham a fronte marcada com o nome dele e o nome do seu Pai. 2Ouvi uma voz que vinha do céu; parecia o barulho de águas torrenciais e o estrondo de um forte trovão.

O ruído que ouvi era como o som de músicos tocando harpa. 3Estavam diante do trono, diante dos quatro Seres vivos e dos Anciãos, e cantavam um cântico novo. Era um cântico que ninguém podia aprender; só os cento e quarenta e quatro mil marcados, que foram resgatados da terra. 4bEles seguem o Cordeiro aonde quer que vá. Foram resgatados do meio dos homens, como primeira oferta a Deus e ao Cordeiro. 5Na sua boca nunca foi encontrada mentira. São íntegros!

– Palavra do Senhor.
– Graças a

Deus.

SALMO 24(23)

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?”

— “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”.

— “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.

EVANGELHO: 

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa

pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Faz parte das preocupações de Lucas o bom uso dos bens deste mundo, particularmente do dinheiro. Marcos descreve a mesma cena. A de Lucas é mais abreviada. Os ricos não ficaram mais pobres com a doação que fizeram. Deram do que lhes sobrava. A viúva doou tudo o que tinha. Sua atitude só pode ser interpretada como um ato de generosidade, de fé e de total entrega nas mãos de Deus.

Mais do que as moedinhas, ela se entregou nas mãos de Deus, dando tudo o que tinha para viver. É o que chamamos de confiança na providência divina. Deus proverá e não deixará faltar nada a quem nele confia. Um pouco antes, porém, Jesus criticou os escribas, dizendo que “devoram

as casas das viúvas e simulam fazer longas orações”, afirmação que nos leva a outra consideração.

A pobre viúva pode estar sendo religiosamente explorada em sua simplicidade. Ele pode estar agindo sob a influência de um falso ensinamento religioso, ou sua doação pode estar sendo mal-empregada. As longas orações dos escribas dão a entender que iam rezar na casa de alguma viúva com interesse de receber seus bens como doação.

Tudo é possível em nosso mundo. A exploração do próximo, seja qual for, é sempre uma abominação aos olhos do Senhor. As ofertas eram recolhidas em treze trombetas, estreitas em cima e largas em baixo, no átrio exterior do Templo, cada uma para um tipo diferente de contribuição.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

texto

Meditação (Caminho)

texto

Oração (Vida)

texto

Contemplação (Vida e Missão)

texto

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui