1ª do Advento – Ano Litúrgico A
04 de dezembro de 2019
ORAÇÃO DO DIA
Pai, a acolhida que teu Filho Jesus me dispensa deve mudar profundamente o meu coração. Que eu seja transformado por ele e me torne mais disponível para ti.
PRIMEIRA LEITURA: Is 25,6-10a
Leitura do Livro do Profeta Isaías – Naquele dia, 6o Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos.
7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse.
9Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. 10aE a mão do Senhor repousará sobre este monte.
– Palavra do Senhor.
- Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 22(23)
— Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.
— Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.
— O Senhor é o
— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça e o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
EVANGELHO: Mt 15,29-37
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus .
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se.30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros
32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”.
33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram, e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
Os sinais messiânicos podem ser vistos. Coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos doentes eram levados
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Releio esse Evangelho para captar todo o seu significado. Querido Jesus, hoje também, a multidão que te segue passa por fome e sede; não só de pão material, mas também, do pão espiritual. Tem fome e sede de saúde, de meios necessários para educar bem seus jovens. Tem fome e sede de uma vida digna de teus filhos. Tu mesmo disseste: “tenho compaixão dessa multidão que me segue sem ter o que comer”. Rezo com o salmista:” Ó Deus ensina o rei a julgar com justiça. Que ele julgue os pobres honestamente e trate os explorados com justiça! Que ele ajude os necessitados e derrote os que exploram o povo. Que haja prosperidade no país, pois o povo faz o que é direito”! Amém (Sl 72,1-4). Quanto a mim, Senhor, dá-me sensibilidade para me colocar na pele do outro e generosidade para saber partilhar.
Leitura (Verdade)
“No capítulo 15 do seu Evangelho, Mateus reúne dois episódios: cegos, coxos, aleijados e mudos são curados de suas enfermidades e a multidão é saciada com pão, em meio ao deserto. Jesus nunca quis assumir o papel de fazedor de milagres. Sempre que realizava algo prodigioso, era um sinal de que o Reino chegara e o mal estava sendo expulso. Mateus assinala que foram cerca de quatro mil homens alimentados com sete pães e alguns peixinhos. Todos ficaram saciados e com as sobras encheram simbólicos sete cestos. Dificuldades existem, mas o amor faz maravilhas. Não somos chamados a fazer coisas extraordinárias. Nosso dever é fazer o que podemos com o pouco que temos. O amor consegue multiplicar o pão.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Jesus nos mostra como se pratica a justiça, se defende os que são explorados e se ajuda os que estão em necessidade. Eu faço justiça e defendo os injustiçados? Eu espero milagres dos que governam ou os conclamo à justiça? Rezo, também, pelos líderes de minha comunidade e os ajudo a se parecerem com Jesus?
Oração (Vida)
Senhor Jesus, tu és o Pão descido do céu. Tu és o pão da vida! Ajuda o nosso povo a ter mais vida e a tê-la em abundância como é o teu desejo. Que todos os que buscam encontrem o pão da verdade, da justiça e da fraternidade. Dá-nos o pão de cada dia; o pão material que sacia nossa fome física, o pão social que sacia nossa fome de relações sadias, o pão espiritual que nutre nosso amor sincero, divino. Amém.
Contemplação (Vida e Missão)
“Mas, quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Faço do Senhor Deus o meu refúgio e anuncio tudo o que ele tem feito” (Sl 73,28) Amém.
Coloco-me junto dos apóstolos que ouviram Jesus dizer, e sentir, compaixão de seu povo. Procuro também, impregnar-me desses sentimentos para poder agir como Jesus agia. Determino alguma atitude concreta para este dia.
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Paulinas
[apss_share]