Oração diária, Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem te ver - Lc 8,19-21

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 8,19-21

texto

Façamos a oração do dia: Pai, que minha condição de membro da grande família do Reino se expresse no meu modo de proceder. Pela disposição a amar, quero dar provas de ser teu filho.

25ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 22 de setembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Pr 21,1-6.10-13

Leitura do Livro dos Provérbios – 1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 

4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 

10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre, também há de clamar, mas não será ouvido

Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 119(118) 

— Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!
— Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

— Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!

— Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

— Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei.

— Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade.

— Cumprirei constantemente a vossa lei, para sempre, eternamente a cumprirei!

EVANGELHO:  Lc 8,19-21

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”.21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”

Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quem, de verdade, faz parte da família de Jesus? Quem ouve a Palavra de Deus e a põe em prática. Ouça a Palavra de Deus na comunidade reunida nos domingos e nas festas. Não se ausente. Marque presença. A Palavra é lida e proclamada. Ouça com atenção. Depois ela é meditada.

A pregação ajuda a tirar conclusões e orienta para a prática. Tire, porém, suas conclusões pessoais da Palavra ouvida. Tenha bons propósitos, e propósitos firmes. Verifique depois se os cumpriu. Leia a Palavra. Não tenha a Bíblia como enfeite em sua casa. Abra-a e leia capítulo por capítulo.

Ou leia os textos indicados para cada dia na liturgia. Hoje se pode ler no celular e ouvir o texto sonoro. Se tiver tempo, leia com calma, procure entender o texto assim como está escrito. Repita a leitura e perceba como as frases estão organizadas. Feche os olhos e diga para si mesmo o que foi que você leu. Reze um pouco para que Deus lhe dê a graça de compreender o que está escrito e praticar o que entendeu.

Maria,

sendo cheia de graça e concebida sem pecado, é evidente que sempre pôs em prática a Palavra de Deus. Ela aparece pouco e fala pouco na Bíblia. Ao anjo da Anunciação ela disse: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. “Estou disposta a fazer o que você disser.” O anjo Gabriel foi mensageiro da vontade de Deus, logo aceita por Maria. Ela é Mãe de verdade, e também porque ouve a Palavra e a põe em prática. Entremos na família e façamos como a Mãe, ouvindo e praticando a Palavra.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

texto

Leitura (Verdade)

texto

Meditação (Caminho)

texto

Oração (Vida)

texto

Contemplação (Vida e Missão)

texto

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !