Liturgia diária 28 de janeiro de 2016

3ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

30 de janeiro de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 29 de de janeiroClique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Espírito Santo, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: 2Sm 7,18-19.24-29

Leitura do Segundo Livro de Samuel – Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo 18foi assentar-se diante do Senhor, e disse: “Quem sou eu, Senhor Deus, que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus!
24Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 25Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste a teu servo e à sua casa, e faze como disseste! 26Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: ‘O Senhor todo-poderoso é o Deus de Israel’. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27Pois tu, Senhor todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: ‘Eu te construirei uma casa’. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração.
28Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa a teu servo, 29abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre”. 

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 132(131)

         — O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó:

— “Não entrarei na minha tenda, minha casa, nem subirei à minha cama em que repouso, não deixarei adormecerem os meus olhos, nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, até que eu ache um lugar para o Senhor, uma casa para o Forte de Jacó!”

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!

— Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

EVANGELHO: Mc 4,21-25

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Ontem Jesus iluminou nosso dia com a parábola do semeador. Amanhã ele contará ainda a parábola da semente e do grão de mostarda. Hoje, ele nos faz tirar conclusões do que aprendemos nas parábolas. A luz é para brilhar e iluminar. A Palavra de Deus não ficará escondida. Ela se tornará pública. É preciso prestar atenção no que ouvimos e ouvir corretamente. Não use medidas estreitas na avaliação que você faz dos outros. A medida que você usa será a sua no dia do julgamento. Seja generoso, tenha muito para dar e você receberá ainda mais para poder continuar doando. Deixe que os outros vejam a sua perseverança, apesar das dificuldades da terra. Jogue a semente com abundância e com esperança de bons frutos. Não desista do ser humano, seja ele quem for. Deixe que muita coisa aconteça no segredo da oração silenciosa. Tudo se tornará público. Ouça tudo com atenção. Não se deixe enganar com ilusões. Mantenha viva a esperança e siga em frente. A terra tem uma força própria que faz germinar a semente. Não é preciso saber tudo. Basta saber colher os frutos. A semente pode ser pequena e de aparência insignificante. Dê tempo ao tempo até que ela se torne um forte arbusto. Sua luz brilhará e o Pai será glorificado.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
A Palavra de Deus é minha luz e minha força. É diante desta Palavra que me coloco para que ela ilumine minha mente e esse momento de Leitura Orante transforme minha atitudes ainda pouco autênticas. Rezo com fé.
“Meu Deus, creio firmemente em todas as verdades que nos revelaste e que nos ensinas por tua Igreja, porque não te podes enganar nem nos enganar.” Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Leitura (Verdade)
O que o texto diz? Releio o Evangelho e medito esses ensinamentos.
“A luz é um dos símbolos mais usados e mais significativos na liturgia. Ela evoca, sobretudo, a luz pascal, que jamais se extinguirá. A lâmpada é, antes de tudo, o Evangelho, que deve ser colocado num lugar visível para iluminar a todos. Na missão de Jesus, o mistério do Reino começa escondido e questionado, mas deve ser conhecido no mundo inteiro pela ação dos apóstolos. Cada cristão é um pouco de luz, mas pode ser também treva. A marcha do Reino depende dos discípulos do Mestre. No mundo, hoje, somos a palavra, os gestos, os passos de Jesus. Somos, no bom sentido, cúmplices, parceiros no Reino. A vida do cristão deve ser luz, deve ser uma página do Evangelho, que possa ser lida por todos.”(Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Como esses ensinamentos de Jesus repercutem em minha vida? Gosto de ser luz, para ajudar as pessoas que necessitam de esclarecimentos? Respeito e compartilho minha luz da fé, da sabedoria do Evangelho com a luz dos meus irmãos e irmãs?

Oração (Vida)
Jesus peço-te com fé, que minha vida seja um Evangelho aberto; que minha oração seja luz para tantas necessidades que meus olhos enxergam e meus ouvidos ouvem. O Senhor está com os olhos abertos e os ouvidos atentos à minha oração, Ele me escuta, Ele me vê, toda oração que faço o Senhor Deus escuta.
Deixe seu coração orar…
Contemplação (Vida e Missão)
Desejo ardentemente ser um cristão, uma cristã que vive o Evangelho de Jesus. Seus ensinamentos me trazem felicidade. Em silêncio contemplo Jesus dirigindo-se a mim com esses ensinamentos e me pedindo para ser seu (sua) fiel seguidor(a).
Como quero viver esses ensinamentos hoje?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Paulinas

[apss_share]