Oração diária, Jesus estende a mão e toca no leproso - Lc 5,12-16

Tempo do Natal depois da Epifania- Ano Litúrgico A

10 de janeiro de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que a oração me ajude a descobrir o verdadeiro sentido do serviço que presto ao Reino, de modo a coibir a tentação de ser contaminado pelo orgulho e pela soberba.

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 5,5-13

Leitura da Primeira Carta de São João – Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.
9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.
13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna. 

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 147B(147)

         — Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou. 

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

EVANGELHO: Lc 5,12-16

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
          – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. 15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração. 

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Este Jesus que se revelou aos Reis Magos vai ser batizado nas águas do rio Jordão e começará a ensinar com palavras e gestos que o que há de melhor em Deus é a sua bondade. “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”, tem o poder de devolver a alegria da vida. “Eu quero”, responde Jesus. Ó Jesus, ensina-nos a dizer “eu quero”! Ensina a tua Igreja a dizer um “eu quero” cheio de bondade, de compaixão e compreensão! Que a vida não nos torne indiferentes, que leis e regulamentos não sequem a seiva da graça em nossos corações! Jesus, que tudo pode, nos ensina a fazer ao menos o que está ao nosso alcance, a não dar de ombros, a não passar adiante sem ter feito alguma coisa. Jesus cura o pobre leproso e manda que ele cumpra a Lei. O sacerdote precisa de um testemunho legal. “Vai […] e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés”. A Lei podia declarar que alguém era leproso, mas não era capaz de curar. Só a misericórdia supera a Lei, vai além da justiça e restaura o ser humano diminuído. “Jesus, se queres, podes ouvir o que tenho a te dizer!”

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Como o leproso, inclino-me com fé e humildade na presença do Senhor e suplico: Tem piedade de mim, Senhor! Cura-me, livra-me das lepras que me impedem de ver em tua ação o poder e a força de Deus.
Abre Senhor os meus lábios,
pois quero entoar a canção.
Que vem da fonte da vida .
e toma o meu coração.
Abre, Senhor os meus lábios
e toma o meu coração!

Leitura (Verdade)
Relei-o o Evangelho quantas vezes for necessário. O que o texto diz? Qual é a Lei de Jesus?
“O leproso era tido como impuro, maldito, e deveria ser excluído da comunidade. A lepra era considerada incurável. Diante desta situação, o leproso enche-se de ousadia e desafia a Jesus: “Se queres, tens o poder de me purificar”. Jesus respondeu no mesmo tom: “Quero, sejas purificado”. Quem tocava num leproso, se tornava impuro. Jesus tocou nele, mostrando que vida está acima da lei. Lucas destaca que a lepra imediatamente o deixou. Mesmo assim, pede que ele se apresente aos sacerdotes, conforme as normas legais. Jesus não veio abolir a lei, mas dar-lhe pleno sentido. Toda lei tem duas referências: a vida e o amor. A lei que vem de Deus não oprime, mas liberta. Os Mandamentos sinalizam o caminho da felicidade.” (“Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Fazer um levantamento das lepras que me atormentam. Examino como é minha atitude corporal quando falo com Jesus. O leproso prostrou-se com o rosto em terra. Apresento-me com minhas feridas e fragilidades.
Oração (Vida)
“Ora, se invocais como Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada pessoa, procedei com sincero temor reverente durante a vossa jornada terrena.” (1 Pd 1,17).
SENHOR, escuta minha oração, presta ouvido às minhas súplicas; responde-me por tua fidelidade e justiça!( Sl 143)

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo o que Jesus diz ao leproso: “Vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. Como quero responder à bondade de Deus ?

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]