Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Para bem nos preparar invoquemos a presença do Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos
Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
ORAÇÃO DO DIA
Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ajuda-me a compreender as palavras e gestos de Jesus
PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 17,32-33.37.40-51
Leitura do Primeiro Livro de Samuel – Naqueles dias, 32Davi foi conduzido a Saul e lhe disse: “Ninguém desanime por causa desse filisteu! Eu, teu servo, lutarei contra ele”. 33Mas Saul ponderou: “Não poderás enfrentar esse filisteu, pois tu és só ainda um jovem, e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade”. 37Davi respondeu: “O Senhor me livrou das garras do leão e das garras do urso. Ele me salvará também das mãos deste filisteu”. Então Saul disse a Davi: “Vai, e que o Senhor esteja
41Este, que se vinha aproximando mais e mais, precedido do seu escudeiro, 42quando pôde ver bem Davi desprezou-o, porque era muito jovem, ruivo e de bela aparência. 43E lhe disse: “Sou por acaso um cão, para vires a mim com um cajado?” E o filisteu amaldiçoou Davi em nome de seus deuses. 44E acrescentou: “Vem, e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!” 45Davi respondeu: “Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor todo-poderoso, o Deus dos exércitos de Israel que tu insultastes! 46Hoje mesmo, o Senhor te entregará em minhas mãos, e te abaterei e te cortarei a cabeça, e darei o teu cadáver e os cadáveres do exército dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra, para que
50E assim Davi venceu o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. 51E, como não tinha espada na mão, correu para o filisteu, chegou junto dele, arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.
– Graças a Deus.
— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
— Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
— Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!
— Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; É meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.
— Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi.
EVANGELHO: Mc 3,1-6
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou–lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
Comentário do Evangelho
LEITURA ORANTE
O modo de agir de Jesus busca dar um sentido na observância do sábado em vista da pessoa humana. O Evangelho de hoje é um convite para fazer o bem em todas as circunstâncias. A vida deve vir sempre em primeiro lugar.
1. Leitura (Verdade)
O que o texto diz? Leio devagar o texto com um olhar atento em cada palavra e em cada gesto. Olho para Jesus que entra na sinagoga e vejo também o homem com a mão seca que estava na sinagoga. Na sinagoga estavam também os fariseus e herodianos observando as atitudes de Jesus. O que Jesus diz para este homem com a mão seca? Quais os sentimentos de Jesus diante da dureza do coração dos fariseus?
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim hoje? Porque a fama e as curas que Jesus realizava causavam tanta raiva e incômodo para os fariseus? O que Jesus fez de tão absurdo a ponto de merecer a morte? Que mal havia em curar o homem com a mão seca? Qual a reflexão acerca da pergunta de Jesus ‘Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?’
Jesus, com suas atitudes, não busca romper com suas tradições e leis, mas busca dar um pleno sentido. Para Jesus o sábado é o dia por excelência para fazer o bem e salvar uma vida. Sua atitude é uma crítica e denúncia à religião da época. Por isso, que buscam eliminá-lo, uma forma de calar a voz que clama por uma mudança de mentalidade que não transforma a vida.
3.Oração (Vida)
Ó Pai de misericórdia
abri nossos olhos e o nosso coração
para reconhecermos em cada ser humano
a dignidade de filhos teus.
Que possamos estender as nossas mãos
para aqueles que encontramos no nosso dia a dia
e ajudá-los em suas necessidades. Amém
4.Contemplação (Vida e Missão)
O que a medição desse texto me leva a viver? Quais gestos e apelos Jesus me convida a viver a partir de hoje?