Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Para bem nos preparar invoquemos a presença do Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos
Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
ORAÇÃO DO DIA
Senhor, liberta-me de tudo aquilo que não me coloca a serviço da vida.
PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 16,1-13
Leitura do Primeiro Livro de Samuel – Naqueles dias, 1o Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”.
2Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber, vai me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’. 3Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu
6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 8Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é este que o Senhor escolheu”. 9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A este tampouco o Senhor escolheu”.
10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a
– Graças a Deus.
— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.
— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.
— Outrora vós falastes em visões a vossos santos: “Coloquei uma coroa na cabeça de um herói e do meio deste povo escolhi o meu Eleito.
— Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi,
— Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ E por isso farei dele o meu filho primogênito, sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo”.
EVANGELHO: Mc 2,23-28
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
– Glória a vós, Senhor.
23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
Comentário do Evangelho
O Filho do Homem é Senhor do sábado
Certo sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos começaram a abrir caminho, arrancando espigas. Os fariseus disseram então a Jesus: “Olha! Por que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido?”. Ele respondeu: “Nunca lestes o que fez Davi quando passou necessidade e teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães da oferenda, que só os sacerdotes podem comer, e ainda os deu aos seus companheiros!”. E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Deste modo, o Filho do Homem é Senhor também do sábado”.
Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002
LEITURA ORANTE
A missão de Jesus foi cuidar da vida em todas as dimensões. A Lei só tem valor se está a serviço da necessidade humana. O Evangelho de hoje é um convite para colocar a vida em primeiro lugar. Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
– Pai, Filho, Espírito Santo –
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1. Leitura (Verdade)
O que o texto diz? Leio atentamente o texto e observo Jesus passeando pelas plantações de trigo junto com os discípulos. Era sábado, um dia de repouso para a religião de Jesus. Neste dia é proibido fazer atividades, como sinal de fidelidade a Deus. Os discípulos, porém, arrancam espigas, certamente estavam com fome. Tal atitude é repreendida pelos fariseus. O que dizem os fariseus? Qual a resposta de Jesus para os fariseus? Qual a afirmação importante de Jesus sobre o sábado?
2. Meditação(Caminho)
O que o texto diz para mim hoje? Jesus pensa e age de uma forma diferente dos fariseus. Sua meta é ser fiel ao projeto do Pai, o qual coloca a vida em primeiro lugar. Como é minha maneira de agir e de pensar diante das leis que oprimem a vida? Vou com Jesus na contramão? Luto pelos direitos que favorecem a vida? Sou uma pessoa disponível ao serviço da vida?
3. Oração (Vida)
Jesus, Mestre da vida e do amor,
cheio de bondade e de misericórdia com as necessidades humanas.
Tua Lei é fazer a vontade do Pai na fidelidade e no serviço aos irmãos.
Liberta-me de toda tentação legalista, que leva a colocar a lei acima da vida humana.
Torna-me sensível as realidades de sofrimento humano. Amém!
4. Contemplação(Vida/ Missão)
O que este texto me leva a viver?