Santo do dia e oração - São Cristóvão

Cristóvão era um homem alto e extremamente forte. Pregou na Lícia e foi martirizado a mando do imperador Décio, no ano 250. Depois disto, as informações fazem parte da tradição oral cristã, propagada pela fé dos devotos ao longo dos tempos.

Ele nasceu na Palestina e era chamado Réprobo. Era um guerreiro indomável e invencível. Depois de muito tempo, reconheceu a figura de Jesus como um grande mestre e senhor. Um eremita o orientou a praticar a caridade para servir ao Cristo. Então ele abandonou as armas imediatamente. Integrou-se a uma instituição de caridade e passou a dar ajuda aos viajantes. De dia ou de noite, ficava às margens de um rio onde não havia pontes e onde várias pessoas se afogaram por causa da profundidade, transportando os viajantes de uma margem à outra.

Diz a tradição que certo dia fez o mesmo com um menino. Mas conforme atravessava o rio a criança ia ficando mais pesada e só com muito custo e sofrimento ele conseguiu depositar com segurança o menino na outra margem. Então perguntou: “Como pode ser isso? Parece que carreguei o mundo nas costas”. O menino respondeu: “Não carregou o mundo, mas sim seu Criador”. Assim Jesus se revelou

à ele e o convidou à ser seu apóstolo.

Mudou seu nome para Cristóvão, que significa algo próximo de “carregador de Cristo”, e passou a peregrinar levando a Palavra de Cristo. Foi à Síria, onde sua figura espetacular e nada normal chamava a atenção e atraía quem o ouvisse. Ele então falava do Cristianismo e convertia mais e mais pessoas. Por este seu apostolado foi denunciado ao imperador Décio, que o mandou prender. Cristóvão foi então flagelado, golpeado com flechas, jogado no fogo e por fim decapitado.

Reflexão:

A devoção à São Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja, tanto do Oriente como do Ocidente. São centenas de igrejas dedicadas à ele em todos os países do mundo. Também não faltam irmandades, patronatos, conventos e instituições que tomaram o seu nome, para homenageá-lo. Ele consta da relação dos “Catorze Santos Auxiliadores” invocados para interceder pelo povo nos momentos de aflições e dificuldades.

Oração:

“Senhor, que dissestes: “Quem vos recebe, a mim recebe”; e mais: “Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim”, fazei com que o

bem-aventurado mártir São Cristóvão aumente em nós o amor de vosso nome e tenhamos a felicidade de ver-nos em nossos irmãos no caminho da vida. Amém”.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !