Pilatos entrou novamente no pretório e chamou Jesus, e disse-lhe: ‘Tu és o Rei dos Judeus?’…Jesus respondeu: ‘Meu reinado não é deste mundo; se o meu reinado fosse deste mundo, os meus servos pelejariam, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas minha realeza não vem do mundo.’ Pilatos lhe perguntou: ‘Então você é rei?’ Jesus respondeu: ‘Tu dizes que eu sou rei. Para isso nasci e para isso vim ao mundo, para dar testemunho da verdade’ (João 18, 33.36).
Nosso Senhor Jesus Cristo nasceu para reinar. No entanto, ele veio estabelecer o seu Reino não através da força de um conquistador ou de um tirano, mas através da bondade e mansidão de um Pastor: “ Eu mesmo cuidarei e cuidarei das minhas ovelhas. Assim como um pastor cuida de seu rebanho quando se encontra entre suas ovelhas dispersas, eu cuidarei de minhas ovelhas. Eu os resgatarei de todos os lugares onde foram espalhados quando estava nublado e escuro (Ez 34,11-12)”.
Não é um reino político, mas algo que, embora transcenda este mundo, já começou neste mundo, cujo rei é Nosso Senhor Jesus Cristo: “ um reino de verdade e de vida, um reino de santidade e de graça, um reino de justiça, amor e paz (Prefácio de Cristo Rei)” que já começou neste mundo e encontrará o seu ápice na Sua Gloriosa Vinda durante o Juízo Final.
Embora o Seu Reino vá além deste mundo, o Seu governo já começou quando cada homem e mulher permite que Ele reine na sua alma… na sua vida. Jesus quer reinar no mundo, mas “ como Cristo reinará no mundo? Permitindo que Ele reine em cada um de nós. E como Ele reinará em cada um de nós? Reinando em cada uma das nossas ações, dos nossos desejos, dos nossos pensamentos (São Josemaria, ‘Morir para reinar’)”.
Queridos amigos, ao celebrarmos a Solenidade de Cristo Rei, dirijamo-nos a Nosso Senhor que bate à porta do nosso coração e da nossa alma, sem qualquer coação da sua parte, mas com o máximo respeito pela nossa liberdade: Minha criança, você vai me dar seu coração? Você me permitirá reinar em seus pensamentos, seus desejos, suas ações, em sua vida?
Deus Todo-Poderoso e sempre vivo, cuja vontade é restaurar todas as coisas em seu Filho amado, o Rei do universo; concede, pedimos, que toda a criação, libertada da escravidão, possa prestar serviço à tua majestade e proclamar incessantemente o teu louvor (Oração de Abertura, Missa da Solenidade de Cristo Rei).”
Que Deus abençoe você e seus entes queridos e esteja em seus corações, pensamentos, palavras e ações!
Pe. Rolly Arjonillo