A conversão passa por aqui

A conversão passa por aqui
aqui

Mateus 6,1-6.16-18

Todo propósito de transformação exige mudança de comportamento, de hábitos, de atitudes… de vida. Esta mudança recebe o nome de CONVERSÃO, ou seja: RENÚNCIA DA VONTADE OU AUTODOMÍNIO sobre o estilo de uma vida velha.

É um processo diário em que existem lutas e mais lutas. Pelas nossas próprias forças, jamais atingiremos a CONVERSÃO. Mas Jesus, sabendo já das dificuldades pelas quais haveríamos de passar, nos deixou uma receita com três medicamentos espirituais, juntamente com a posologia recomendada.

ORAÇÃO – Relacionamento íntimo com Deus. Há uma frase que diz: “A Oração é a força do homem e a fraqueza de Deus.” Por isso São Paulo acentua: “Orai sem cessar!” E aqui não se trata de orações com palavras, mas da sintonia constante com Deus. Oração silenciosa de coração para coração.

CONFISSÃO – O Sacramento do Perdão, da Reconciliação. “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados.” A Santa Igreja Católica – em um dos seus mandamentos – diz: “Confessar-se pelo menos uma vez cada ano pela Páscoa da Ressurreição.” Isso não significa que não possamos nos confessar uma vez por mês, o que seria normal. Neste Sacramento Deus nos acolhe, perdoa e abraça na pessoa do Sacerdote. Enquanto o pecador anda, a Misericórdia corre.

EUCARISTIA – Quer dizer AÇÃO DE GRAÇAS. É o Sacramento do Amor. “Tomai todos e comei. Isto é o meu corpo que será entregue por vós. Fazei isso em memória de mim.” Alimento indispensável e fundamental para a nossa vida interior, a ponto de Jesus afirmar: “Quem não comer a carne do Filho do Homem nem beber o seu Sangue, não terá a vida.”

Sem estes três medicamentos espirituais, nenhum ser humano é capaz de sobrepujar-se e converter-se. TOME POSSE!

 Paz e Luz

Leia mais artigos do autor:

Em Poucas Palavras

Poesias & Trovas

Antonio Luiz Macêdo