Como ser feliz a cada dia

Como ser feliz
Material para catequese
Material para catequese

Não é verdade? A cada dia somos surpreendidos com acontecimentos que nos exigem tomar decisões, algumas extremamente difíceis. Mas, elas não nos definem quem somos, elas nos ajudam a nos recordar de onde viemos e para onde vamos, e nos mostram a necessidade de viver bem cada dia da nossa existência. Pensando nisso, apresentamos este post sobre como aproveitar cada minuto como o último de sua existência para que você a valorize mais e busque ser feliz no presente. Continue acompanhando!

Compreenda a magnitude do Amor de Deus.

É o Amor de Deus que te criou e te fez estar no mundo e cumprir uma missão confiada, especialmente, a você. Reconhecer que fomos criados por Deus é uma maneira de reconhecermos sua perfeição e Onipotência. Esse reconhecimento nos faz perceber que não somos apenas mais um entre uma multidão de indivíduos, mas sim que somos únicos, mesmo em meio a tantos, e nos permite reconhecer que Ele nos olha e ama como se fossemos a única pessoa existente na Terra. Essa é a forma de amar de Deus: ao contemplar seus filhos, Ele se entrega completamente em amor. A nós, contudo, cabe-nos retribuir o reconhecimento de sua grandeza, mantendo um relacionamento profundo com Ele, elevando a Ele nossas preces, confiantes de que não nos abandonará.

Sempre faça as coisas certas.

Escolha fazer o que é certo, não ser injusto, não roubar, não levantar falso testemunho, pois, quando buscamos a felicidade, precisamos decidir por mudanças de comportamento para que o bem prevaleça sobre o mau. A vontade de fazer sempre as coisas certas revela se estamos cumprindo a vontade divina, que é boa e não deixa de agir com bondade e misericórdia em nosso benefício. Também demonstram se estamos tendo um bom relacionamento de oração com o Pai que nos ama, a partir de uma escolha livre do nosso coração. Seja como Santa Teresinha do Menino Jesus; prossiga sempre a rezar ao Pai, confiando em Sua bondade.

Escolher fazer o bem é escolher viver a vida de forma santa, evitando permitir que o pecado nos conduza a escolhas e nos leve à morte. São Paulo disse que “o preço do pecado é a morte” (cf. Rm 6,23), mas também disse: “agora, livres do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade” (cf. Rm 6,22) A escolha depende de nós e deve ser feita de forma individual: a morte ou a vida. “Escolha, pois é a vida” (cf. Dt 30,19) Escolha fazer o bem para o bem. Escolha o que é adequado.

Viva tranquilo em paz.

A felicidade consiste em viver em paz e estar sempre preparado para o momento em que nos encontraremos com Deus. É importante lembrar que a existência é imprevisível. São Tiago afirmou que “hoje ou amanhã iremos à cidade em questão, ficaremos ali por um ano, faremos negócios e faremos o nosso próprio lucro.” Entretanto, não temos conhecimento do que ocorrerá amanhã! Qual é o propósito da sua existência? “Sois um vapor que surge por um instante e depois se dissipa” (cf. Tg 4,13-14) Como São Tiago poderia garantir o lucro futuro se não tinha ideia nem de como seria o seu futuro? Assim, devemos agir também nós mesmos. Muitas vezes desejamos construir tesouros valiosos em vista do dia de hoje, do nosso conforto, da melhor viagem e da ascensão financeira, mas isso não é suficiente, já que não podemos ter certeza de que estaremos vivos. Aí está o grande segredo da existência: viver cada dia como se fosse o último dia.

Viva o dia a dia como se fosse o último.

Somente Deus é capaz de garantir que amanhã estaremos vivos e capazes de prosseguir com as metas que traçamos para nossa existência. No entanto, o presente é o momento ideal para se viver com toda a intensidade da alma. Santa Teresinha do Menino Jesus nos inspira a viver dessa forma quando escreveu um belo poema que diz: A minha existência é um instante, uma hora passageira, a minha existência é um dia que me escapa e me deixa. Ó meu Deus! Só tenho hoje para amar-Te na Terra. Considerando que a vida é curta, viva cada dia como se fosse o último dia. Passe o dia em paz. Viva com mais afeto, com mais confiança em Deus e com alegria, pois a única certeza que temos é de que amanhã morreremos, e o presente é o momento ideal para ser feliz.

Se vivermos cada dia como se fosse o último, pensaremos mais antes de tomar qualquer decisão que possa nos levar a arrependimentos tardios. Não deixaremos para depois o que podemos fazer hoje e faremos de tudo para desfrutar e apreciar a vontade divina para nossa existência. Assim, vamos ser feliz.