As 7 chagas de Jesus

Material para catequese
Material para catequese

Até hoje ainda não entendi porque sempre se referem às cinco chagas de Jesus quando na realidade são sete. Por que não se explica isso?

A crucifixão foi criada entre os caldeus como punição desumana e atroz; e objeto onde era realizado o suplício foi criado em homenagem ao deus Talmuz – deus dos Sumérios – derivando-se daí o nome do símbolo Tau.

A cruz é composta de duas hastes: uma vertical, denominada stepes que permanecia fixada ao chão no local da execução, com um encaixe para receber a outra parte; e a horizontal, que o condenado transportava por cima dos ombros, fixada nas mãos através de cordas. É chamada depatibulumCom um peso de aproximadamente 50 quilos, esse tronco de madeira machucou muito os dois ombros de Jesus, principalmente nas quedas, quando ele não tinha uma maneira de defender-se, porquanto estava com as mãos atadas. Chagas feridas e abertas, de onde escorria sangue.

Chegando ao local da execução o condenado era despido e pregado pelos pulsos no patibulum, com cravos muito grandes. Após este procedimento realizado no chão, o patibulum era erguido e colocado sobre o stepes. Aí utilizava-se apenas um cravo para os pés, já que eram colocados um sobre o outro.

Às vezes o tormento demorava vários dias. Jesus resistiu – segundo o evangelista Marcos – cerca de seis horas. Das 9h da manhã às 3 da tarde. Deu a vida por nós e nos deixou as marcas do seu sofrimento em 7 chagas: uma em cada mão; uma em cada pé; a chaga do peito aberto; e as duas chagas dos ombros.

Jesus, pelas tuas 7 chagas, tende misericórdia de nós, pobres e renitentes pecadores.

Paz e Luz

Antonio Luiz Macêdo

 

Leia mais obras do autor:

Conta-gotas Do Dia a Dia (no final da página)

___________________________

Antonio Luiz Macêdo