Agradeço-te, Senhor, de todo o coração: Salmo 8

agradecimento a Deus
Material para catequese
Material para catequese

Este salmo tem duas partes; O texto hebraico ou massorético (TM) considera dois salmos, enquanto a versão grega ou a LXX e a Vulgata veem apenas um. As edições modernas seguem numeração hebraica; O grego ou a Vulgata colocam o salmo entre parênteses. Na oração litúrgica segue-se a numeração da Vulgata ou do grego da LXX. Embora neste caso coloquemos o Salmo 9 A e sua segunda parte o Salmo 9 B.

É um cântico de ação de graças: do v. 9 a 21; a celebração das vitórias passadas (v. 2-11); exortação à gratidão (v. 12-17); apelo por justiça (v. 18-21).

Oração de lamentação 10, 1 – o hebraico; na versão Vulgata Latina ou na versão grega da LXX será 9, 22-39–: descrição da tribulação (v. 1-11); petição de libertação (v. 12-15); expressão de confiança (v. 16-18).

Alterne momentos de ação de graças com louvor e súplicas. A pessoa que ora é sincera e entusiasmada. Reconheça a derrota dos inimigos e o significado salvador. Reconheça também as façanhas do Senhor. A salvação é descrita por meio de várias imagens: Deus é defesa, Deus faz justiça, Deus é força na guerra. Deus é reconhecido como rei, como juiz. Deus enche a pessoa que ora de alegria e grande entusiasmo. O mal recairá sobre quem o cometer. Ele não esquece os pobres e os inocentes. Deus exerce governo universal a partir de Sião.

O Reino dos pobres, humildes e oprimidos torna-se uma realidade em Cristo. “Somos felizes por contemplar e ouvir o que vemos e ouvimos” (cf. Mt 13, 16-17). O Messias deste Reino é o Cristo das bem-aventuranças .