Abre a porta

Perseverança, mulher rezando e contemplando a Deus
aqui

“Procuro alguma atividade que complete o meu dia, alguma tarefa onde eu possa interagir com mais pessoas e compartilhar, uma ocupação que me faça esquecer dos meus problemas, uma distração”

Estas palavras são ouvidas com frequência entre as pessoas que frequentamos e o que realmente temos é Sede de Cristo. Levante e abra a porta, adivinhe quem está batendo… “Olha, estou na porta e estou batendo; Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo”. (Apocalipse 3,20)

Isso mesmo, buscamos e investimos dinheiro em “distrações” que nada mais são do que o que essa palavra diz. Útil para manter a mente e o corpo ocupados por um momento e muito útil para realmente nos distrair do “caminho, da verdade e da vida” (João 14,6).

Estamos constantemente em busca de algo que nem sabemos o que é. Faz parte da nossa natureza buscar segurança, conforto, satisfazer a necessidade de bem-estar. É isso que chamo: buscar a paz, porque o que temos é sede de Cristo. Somente Nele a nossa ansiedade é acalmada, porque Nele encontramos o que buscamos constantemente. Porém, mesmo estando tão perto de nós, parece tão distante…

Longe porque não reconhecemos, longe porque não acreditamos, longe porque não abrimos a porta. Se apenas por um momento permanecêssemos em silêncio e O convidássemos para nossa morada, nossas vidas seriam transformadas.

Ele sempre vem silencioso e invisível, com poder e amor infinito, com misericórdia e com os dons do seu Espírito Santo para dar luz a todas as almas que o aceitam e permitem que ele entre em seus corações. Cristo irá verdadeiramente satisfazer as nossas necessidades: “Vinde a mim, todos os que tendes sede…” (João 7,37). 

Mas estamos preparados para receber Jesus em nossos corações? Quando recebemos um visitante esperado, arrumamos a nossa casa, preparamos um banquete e lhe damos uma bela recepção. E o que faremos para receber o nosso Senhor? Temos nossa casa limpa? Trata-se de esperá-la com o coração íntegro, disposto, sincero e humilde, mas o mais importante é estar disposto a ficar com aquela visita para sempre.

Tal como um proeminente sacerdote salientou na sua homilia dominical, muitos de nós temos fé até passarmos por uma grande provação nas nossas vidas. Naquele momento percebemos que a fé não era um seguro que devêssemos manter, pois nos cobriria do incidente que tivemos. No entanto, trata-se de perseverar. Persevere carregando sua cruz, persevere na fé . A perseverança é aquela virtude através da qual outras virtudes florescem. É assim também que o amor, a paciência, a humildade, a força e a temperança não florescerão se não forem através da perseverança. Se a sua cruz é ter servido e você tem sido mal pago, persevere em dar a sua vida por isso ou se a sua cruz é daquela pessoa que te machucou, persevere no perdão.

Ficar com aquela bela visita, a mais importante de todas, a que mais nos fez bem, é um ato de fé. Uma fé que se não cuidarmos dela, se não a valorizarmos e se não perseverarmos nela em nenhuma circunstância, fará com que essa visita desapareça.

E como esperaremos por Jesus, nosso convidado de honra? Com a alegria da alma. Certa ocasião, um grupo de jornalistas pediu a Madre Teresa de Calcutá conselhos que os serviriam para o resto da vida. O santo olhou para eles e respondeu sorrindo: “Sorria”. E vendo-os surpresos ele acrescentou. “E eu quero dizer isso completamente.”

O Papa Francisco na sua Exortação Apostólica, ao falar do desejo de Deus de que todos sejamos santos, lembra-nos que: “ ser santos é não ter um espírito tímido, triste, azedo, melancólico… O santo é capaz de viver com alegria e significado do humor”. E se todos somos chamados a ser santos, todos somos chamados a viver com alegria.

A Sagrada Escritura também reflete o desejo de Deus: “Não se prive de um dia feliz e não perca a parte da satisfação legítima”. (Eclesiástico 14,14).

O Anjo que anuncia o nascimento do Messias aos pastores diz-lhes: “… venho anunciar-vos uma boa notícia, que será motivo de grande alegria para todo o povo”.

A Virgem Maria diz: “e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador” (Lucas 1,47), assim como São Paulo: “Sede sempre alegres no Senhor” (Filipenses 4,4).

A alegria brotará naturalmente quando Jesus entrar em nossas vidas para habitar em nós e será o reflexo de termos saciado a nossa sede, a sede de Cristo.

Mas também poderíamos pensar na nossa fraqueza de fé, que Jesus não bateu à nossa porta e embora não seja assim, através da oração, da leitura da Sagrada Escritura e da Eucaristia, poderemos ouvir as batidas à porta. É Ele, basta ouvir. “Eu sou a porta: quem entra por mim estará seguro…” (João 10,9).

Quando procurarmos na oração a melhor diversão, quando encontrarmos na Sagrada Escritura uma leitura mais interessante do que aquela revista de entretenimento e a Eucaristia dominical como o encontro onde podemos partilhar fraternalmente e melhor do que num centro estético, poderemos ouvir Jesus tocando a porta do nosso coração.