10 dicas de São Francisco de Assis para ser santo

são Francisco de Assis nos ensina o caminho da santidade

São Francisco de Assis é um santo da Igreja Católica. Ele é um santo amado por muitos. Ele é um santo que fez muito bem à Igreja e continua a fazê- lo até hoje. 

Nasceu em Assis, Itália em 1182 e morreu em Assis em 3 de outubro de 1226. Fundador da Ordem dos Frades Menores – a Ordem Franciscana -, São Francisco foi um homem cujo testemunho de vida nos mostra que toda pessoa é capaz de se converter radicalmente Ao senhor. Hoje comemoramos sua vida e é um momento ideal para aprender com ele.

Quantas vezes nos sentimos tristes diante da dura realidade da fragilidade humana? Quantas vezes pensamos que é impossível ser santo? São Francisco nos ensina com sua vida que é possível ser santos … com Deus.

Por isso trago dez conselhos de São Francisco, extraídos da Bula Regra (Rb) – aprovada com a bula do Papa Honório III de 29 de novembro de 1223) e das Advertências (Adm) , ambas escritas por São Francisco. Esses escritos podem nos ajudar a buscar uma vida santa.

  1. Ele busca uma confiança infinita em Deus e na sua Providência: São Francisco ao se converter ao Senhor, sua mudança foi tal que, de jovem rico, tornou-se um jovem que pedia esmola, sem medo. Isso fortaleceu sua confiança em Deus. De tal forma que na Bula Regra dos Frades Menores, São Francisco começa dizendo “Em nome de Deus”. (Rb 1,1).  Em seguida, expressa que sua regra de vida é “…  viver (…) sem nada de seu …” (Rb 1,1). Muitas vezes nos esforçamos para ter bens materiais, sem esquecer que Deus fornece o que precisamos todos os dias. Se você acha que desconfia de Deus, procure-o. Ele vai te fortalecer.
  2. Busque uma fé radical no Corpo e no Sangue de Jesus: São Francisco nas Admoestações nos convida a contemplar a Sagrada Eucaristia com os olhos da fé: “ quando virmos o pão e o vinho com os olhos do corpo, vejamos e acreditemos firmemente que eles são o seu corpo santíssimo e sangue verdadeiro e vivo ”(Adm 2:21).  Quando foi a última vez que você recebeu o Corpo e Sangue de Cristo? Esse pão e esse vinho que, graças à ação do Espírito Santo, se tornam o próprio Cristo, podem renovar todo o seu ser. Não hesite em pedir mais amor por esse milagre de amor do qual Jesus nos fez participar.
  3. Preste muita atenção à Santa Missa: foi na Santa Missa que São Francisco entendeu a maneira como Deus queria que ele vivesse. Depois de ouvir o Santo Evangelho sobre o envio dos discípulos para anunciar a Boa Nova, São Francisco exclamou: «Isto é o que eu quero, isto é o que procuro, isto é o que no fundo do meu coração desejo pôr em prática» . Quando foi a última vez que você viveu a Santa Missa com fervor? A Santa Missa é o memorial onde se celebra o sacramento da nossa fé. Se você for com um coração disposto, verá que a Palavra de Deus está viva e deseja falar com você hoje.
  4. Tenha ordem em sua vida: O testemunho de vida de São Francisco foi tão poderoso que levou outras pessoas a se converterem e a segui-lo na busca de Deus. De tal forma que São Francisco, vendo que o número de irmãos crescia, decidiu ordenar seus conselhos de maneira que todos vivessem da mesma maneira. Por isso se denomina ” Regra e Vida” (Rb 1,1). Você quer ordenar sua vida? Comece com seu quarto. Deus não é um Deus de confusão (1 Co 14:33), então uma maneira de ser santo é ordenar tudo ao seu redor aos poucos. São necessários pequenos passos para organizar todas as peças de sua existência.
  5. Ele vê o próprio Jesus no outro: São Francisco o expressou claramente: “E onde os irmãos estiverem e se encontrarem, mostrem-se mutuamente familiares” (Rb 6,8). Você pode imaginar um encontro com Jesus, como você o trataria? Pois é, todos os dias você tem a oportunidade de vê-lo na cara do seu irmão, de tratá-lo bem, como ele merece, através do seu tratamento com o seu irmão.
  6. Viva em paz com Deus e com os outros: São Francisco nos encoraja com suas palavras a buscar a paz em todos os momentos, a evitar processos judiciais desnecessários e a não perder de vista que a paz anda de mãos dadas com a confiança no Senhor. “Eu também aconselho, admoesto e exorto meus irmãos no Senhor Jesus Cristo, que, quando eles andarem pelo mundo, não litiguem, nem confrontem ninguém verbalmente, nem julguem os outros, mas sejam gentis, pacíficos e medidos, mansos e humilde, falando com todos honestamente, conforme apropriado. ” (Rb 3, 10-11). Da mesma forma, nos lembra que “ São verdadeiramente pacíficos aqueles que, em meio a tudo o que sofrem neste mundo, preservam a paz na alma e no corpo, por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo”. (Adm 15.2).Por isso, apesar da perseguição, São Francisco nos lembra que devemos ter paciência (Rb 10,9).
  7. Seja a face misericordiosa de Deus para os outros: Às vezes, quando alguém nos falha, é fácil julgar, questionar e até condenar pela ferida que ele causou em nós. No entanto, uma forma de ser santo é viver o que São Francisco nos lembra: “ E evite ficar zangado ou chateado com o pecado de alguém, porque a raiva e a confusão impedem a caridade em si e nos outros”. (Rb 7, 3). Corrija com caridade. Isso é um sinal de santidade. “ … Repreende os teus irmãos e corrige-os com humildade e caridade…” (Rb 10,1).
  8. Cerque-se de amizades baseadas em Deus: Todos sabem que São Francisco tinha amigos, e entre esses amigos estava Santa Clara de Assis. Há uma carta de São Francisco que o dirige a Santa Clara e às jovens que o acompanhavam, onde expressa: “Desejo e prometo, por mim e pelos meus irmãos, ter sempre um cuidado diligente e um pedido especial de vós também. como eles. “(ForVi). Como é importante procurar cuidar de quem você ama, até mesmo de você mesmo. Além disso, São Francisco nos ensina que “ bem-aventurado o servo que ama e respeita seu irmão tanto quando está longe dele como quando está com ele e não diz pelas costas o que não pode dizer com caridade diante dele” (Adm 25, 1)
  9. Acredite piamente que você foi criado à imagem de Deus Pai e tem a dignidade de um filho de Deus: O mundo pode nos dizer qualquer tipo de mensagem, mas você não deve esquecer que “ … Quanto o Senhor te exaltou, porque ele te criou e te formou à imagem de seu filho amado segundo o corpo e a sua semelhança segundo o espírito ”(Adm 5, 1). Não importa o que aconteça em sua vida, lembre-se de que você é um filho de Deus e Ele está do seu lado porque deseja que você seja santo.
  10. Anseie pelo Céu!:  Finalmente, se você quer ser santo, seu objetivo é um: CÉU. Mas não basta dizer, você deve ansiar por isso e enquadrar toda a sua vida em busca desse objetivo, chegar ao céu. Por isso São Francisco exclamou: “ Quem despreza as coisas terrenas, busca as celestiais, e nunca deixa de adorar e contemplar o Senhor, Deus vivo e verdadeiro com coração e alma limpos, está verdadeiramente limpo de coração”. (Adm 16, 2).

Neste dia, não hesite em pedir a intercessão de São Francisco de Assis, olhe para ele, exemplo de que, se deixarmos Deus agir em nossas vidas, seremos capazes de alcançar a santidade no dia a dia. 

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !