10 coisas que todo cristão deveria saber sobre Corpus Christi

Material para catequese
Material para catequese

Ao longo dos séculos, a Igreja e os santos encorajaram os fiéis a amar a Eucaristia, e há até quem tenha dado a vida para protegê-la. Para compreender melhor a Solenidade de Corpus Christi apresentamos 10 fatos que todo cristão deveria saber sobre este grande milagre:

1. Jesus instituiu a Eucaristia

Jesus, reunido com os seus apóstolos na Última Ceia, instituiu o sacramento da Eucaristia: “Tomai e comei; Este é o meu corpo…” (Mt, 26, 26-28). Desta forma, ele fez com que os apóstolos participassem do seu sacerdócio e ordenou-lhes que fizessem o mesmo em memória dele.

2. Eucaristia significa “Ação de Graças”

A palavra Eucaristia, derivada do grego ε?χαριστ?α ( eucharistía ), significa “Ação de Graças” e é aplicada a este sacramento porque Nosso Senhor deu graças a seu Pai quando o instituiu. Além disso, porque o Santo Sacrifício da Missa é o melhor meio de dar graças a Deus pelos seus benefícios.

3. Corpus Christi, Cristo encontra-se integralmente no Sacramento do Altar

O Concílio de Trento (século XVI) define claramente: «No Santíssimo Sacramento da Eucaristia está verdadeira, real e substancialmente contido o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, juntamente com a sua Alma e Divindade. totalidade.” Da mesma forma, no Direito Canônico da Igreja nenhum outro feriado recebe tanta atenção como a Solenidade de Corpus Christi.

4. Os sucessores dos apóstolos convertem o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo

Na Santa Missa, os bispos e padres convertem efetivamente o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo durante a consagração; O processo é chamado de Transubstanciação. A Solenidade de Corpus Christi é uma das cinco ocasiões do ano em que um Bispo não pode estar fora da sua diocese, salvo por motivo urgente e grave.

5. A Eucaristia deve ser recebida pelo menos uma vez por ano

Comunhão é receber Jesus Cristo sacramentado na Eucaristia. A Igreja exige a comunhão pelo menos uma vez por ano, em estado de graça, e recomenda a comunhão frequente. É muito importante receber a Primeira Comunhão quando atingir a idade da razão, com a devida preparação.

6. Para receber a comunhão é preciso jejuar a Eucaristia e confessar

O jejum eucarístico consiste na abstenção de qualquer alimento ou bebida, pelo menos uma hora antes da Sagrada Comunhão, com exceção de água e medicamentos. Os enfermos e seus auxiliares podem comungar mesmo que tenham tomado alguma coisa na hora imediatamente anterior. Quem comunga em pecado mortal comete um pecado grave chamado sacrilégio. Quem deseja comungar e está em pecado mortal não pode comungar sem antes ter assistido ao sacramento da Penitência, pois o ato de contrição não é suficiente.

7. É mandamento da Igreja assistir à missa aos domingos e dias de guarda

Frequentar a Santa Missa é um ato de amor a Deus que deve fluir naturalmente de cada cristão. Também é obrigatório comparecer aos domingos e feriados religiosos de obrigação, salvo impedimento por motivo grave.

8. A Eucaristia é alimento espiritual para os doentes e moribundos

A Eucaristia no Tabernáculo é um sinal pelo qual Nosso Senhor está constantemente presente entre o seu povo e é  alimento espiritual para os doentes e moribundos. A gratidão, a adoração e a devoção são devidas à presença real de Cristo reservada no Santíssimo Sacramento.

9. A festa de Corpus Christi é celebrada na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade

A Solenidade de Corpus Christi foi instituída em 1246 pelo Bispo Roberto de Thorete e por sugestão de Santa Juliana de Mont Cornillon. Após o milagre eucarístico de Bolsena, em meados do século XIII, o Papa Urbano IV expandiu esta celebração a toda a Igreja Universal em 1264 com a bula “Transiturus”, fixando-a para a quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. O Pontífice encarregou São Tomás de Aquino de compor seu próprio ofício litúrgico e hinos que são cantados até hoje.

10. Também é possível celebrá-lo no domingo seguinte à Santíssima Trindade 

No Vaticano, Corpus Christi é celebrado na quinta-feira seguinte à Solenidade da Santíssima Trindade. Enquanto em várias dioceses é transferido para o domingo seguinte à Santíssima Trindade por motivos pastorais. O Papa São João Paulo II foi quem liderou a procissão anual de Corpus Christi da Praça de São Pedro às ruas de Roma.

Que o Corpo de Cristo nos fortaleça e nos conduza à vida eterna!